12 Idéias de Marketing para 2012

novembro 28, 2011 at 11:01 am Deixe um comentário

E ai, já começou a pensar no seu Plano de Marketing QUEBRA TUDO para 2012?

O meu palpite é que você nem começou a pensar nesse assunto.

Acertei?

O lado bom da coisa é que você pode começar a pensar nesse assunto agora mesmo levando em conta algumas idéias de marketing que acredito que você tem que levar em conta para 2012.

São idéias estratégias, táticas, pontuais, dê o nome que quiser, mas recomendo colocá-las em prática antes que o mundo acabe para a SUA empresa em 2012.

Aqui vão elas:

1. Fazer negócios com você TEM QUE SER divertido. A era sissuda de fazer negócios já era. A vida é muito dura para ser levada tão a sério. Clientes, Fornecedores, Funcionários, Parceiros, estão super ANSIOSOS por fazer negócios com seres humanos divertidos, criativos, autênticos, desmascarados e completos. O web site da sua empresa tem que ser divertido, os textos tem que ser divertidos, os folhetos tem que ser divertidos, os VÍDEOS da empresa tem que ser divertidos, o APLICATIVO MOBILE da empresa tem que ser divertido, o atendimento de vendas tem que ser divertido, o ambiente de trabalho tem que ser divertido, as reuniões tem que ser divertidas.

Eu entendo que especialmente no Brasil é difícil criar um ambiente divertido sem perder o profissionalismo. Você oferece a mão, a galera pega o braço, mas ainda assim, se em paralelo você aplicar metas, métricas de performance e objetivos claros de negócios, é possível ter um ambiente divertido dentro do mundo corporativo.

A idéia da DIVERSÃO representa um grande desafio para os marketeiros das empresas. DIVERSÃO não cabe em manuais de uso de marca. Pelo contrário, as DROGAS dos manuais de uso de marca são responsáveis por justamante ENGESSAR a marca da empresa e dar CONTROLE TOTAL para os marketeiros sissudos e ultrapassados das empresas que ainda usa esse tipo de manual e controle.

Se o Google, que é o Google, bagunça com a própria marca quando celebra alguma data especial, por que você, que nem de perto é uma Google, é rabugento com a sua marquinha???

DEIXA TODO MUNDO SE DIVERTIR com a marca da empresa!!!

O MARKETING TEM QUE SER DIVERTIDO!

2. A sua empresa tem que entrar na Era do Vídeo! 17% de todas as televisões vendidas no Brasil em 2011 serão TVs com conexão a internet. Estima-se que até 2015 75% das televisões vendidas terão acesso a internet. Imagina o que vai acontecer com a televisão & internet quando a Apple lancar a AppleTV no ano que vem….

Em 2013, 90% de todo o tráfego na web será VÍDEO. Os vídeos do YouTube tiveram mais de 3,5 bilhões de visualizações no mês passado, um crescimento de 500 milhões em apenas seis meses.

REVOLUTION TOTAL!!!

A rede bobo tá danada! A bicha terá que dividir a atenção da sua audiência com o YouTube, a Netflix, o TED, o Direto das Trincheiras, e, por que não, com o programa de vídeos da sua empresa?

Uma pessoa lê, dez escutam música, mil assistem vídeos.

Vídeo é um recurso de marketing muito poderoso e até pouco tempo atrás restrito a meia dúzia de produtores e canais globais.

Essa era já era.

Hoje existem centenas de estúdios e profissionais de vídeos disponíveis para te ajudar a criar a BIZREVOLUTION.tv da sua empresa.

Você PRECISA entrar na era do vídeo. Vídeo é Viral, Vídeo é Divertido, Vídeo é Poderoso!

Você PRECISA fazer vídeos de testemunhais de clientes, casos de sucesso, palestras técnicas, apresentações e demonstrações de produtos, resenhas de produtos, entrevistas com especialistas, análises de tendências, dicas sobre como fazer as coisas, enfim, você precisa entrar na era do vídeo.

Tá esperando o quê?

3. Chega de muros, chega de paranóia, a sua Empresa tem que ser Social! Nós somos a rede de relacionamentos que conseguimos formar. Quanto maiores forem as redes de relacionamentos dos funcionários da sua empresa, maiores serão as oportunidades de negócios que a sua empresa terá.

Em 2012, a sua empresa PRECISA incentivar e premiar a sociabilidade dos seus funcionários.

Em 2012, não permita apenas que a galera use as redes sociais durante o horário de trabalho, mas premie aqueles que fizerem o melhor uso das redes sociais.

Premie o funcionário que apresentar o maior crescimento em número de seguidores da sua marca pessoal, premie o funcionário que melhor engajar os clientes da empresa nas suas redes sociais pessoais, premie o funcionário que tiver o maior número de comentários no texto que escreveu e publicou no blog da empresa, premie o funcionário que obter o maior número de “likes” na Facebook.

Premie o funcionário que der as caras para bater nos vídeos da empresa, premie o funcionário que transformar os relacionamentos virtuais que levantou em relacionamentos cara-a-cara.

Em 2012, premie o funcionário que participar do maior número de eventos presenciais ou on-line, premie o funcionário mais sociável.

Pessoas compram de pessoas, não de empresas. Trabalho duro em 2012 para deixar claro para os clientes que a sua empresa é formada por seres humanos que adoram interagir com outros seres humanos.

4. Meça a Satisfação do Usuário, e não a Satisfação do Consumidor. Para muita gente o mundo dos negócios é a arena do toma lá dá cá, tipo “Se não vai comprar nada, cai fora”.

Dá para contar nos dedos de uma mão e ainda vão sobrar muitos dedos, as empresas que incentivam os seus consumidores a se tornarem usuárias dos serviços da empresa.

Explico.

A grande maioria das empresas quer apenas que o consumidor consuma a droga do produto que vendem e caiam fora o mais rápido possível.

Não existem sofás e cadeiras para você relaxar dentro das lojas de varejo. Não existem conteúdo relevante dentro dos web sites das empresas.

Ninguém faz esforço nenhum para fazer você permanecer na loja depois que comprou!

Ao terminar a sua refeição em 95% dos restaurantes que tem por ai, você é imediatamente convidado a se retirar para livrar a mesa para o próximo CONSUMIDOR.

No Frans Café, por exemplo, não existe uma única maldita tomada de energia elétrica para o consumidor plugar o seu notebook enquanto consome o seu cafezinho. A Starbucks, por outro lado, oferece uma dúzia de tomadas em seus restaurantes.

A idéia aqui é criar situações online ou offline que incentivem a permanência do seu cliente DENTRO da sua empresa.

As agências de propaganda, escritórios de advocacia, engenharia ou mesmo contabilidade, poderiam criar a SALA DO CLIENTE, e incentivá-los a trabalhar de lá mesmo; as lojas de varejo poderiam oferecer eventos e palestras para incentivar o seu cliente a permanecer mais tempo dentro das lojas; as empresas poderiam fazer uso da sua Fan Page na Facebook para criar um espaço de troca de idéias; as equipes de vendas devem ser treinadas a fazerem perguntas que façam o cliente pensar e não apenas a responder secamente às perguntas dos clientes.

Em 2012, você deveria medir a quantidade de tempo que o seu cliente permanece em contato com você, e não apenas o número de transações.

5. CRM feito pelo Cliente. Para muitos vendedores e marketeiros que tem por ai, CRM ainda significa Conselho Regional de Medicina.

Ninguém usa software de CRM no Brasil. É uma vergonha. As razões são diversas: desconhecimento da matéria, boicote da força de vendas, falta de planejamento de vendas e muito mais.

Em 2012 eu recomendo a você adotar uma nova estratégia com relação a CRM: incentive o próprio cliente a manter atualizado o seu próprio “cadastro”.

Se você trabalha com clientes-pessoas físicas, incentive o cliente a usar o Foursquare. Ao fazer o “check-in” na sua empresa no Foursquare, o cliente automaticamente deixa sua marca digital com todos os seus dados no seu banco de dados.

Se você trabalha com clientes-pessoas jurídicas, recheie o seu web site com diferentes formulários que capturam diferentes dados dos seus clientes em troca de download de e-books, vídeos, artigos e muito mais.

Chega de esperar pela boa vontade dos vendedores. Deixe o cliente te ajudar.

6. Funcionários e Clientes como uma extensão do departamento de marketing da empresa. O que pensa o seu cliente? Quais são as suas necessidades? Quais são os seus objetivos?

Parece coisa de maluco mas apenas meia dúzia de empresas sabe quais serão as necessidades dos seus clientes em 2012.

Em 2012 você precisa trazer a turma que influencia o seu negócio – clientes e funcionários – para dentro do departamento de marketing.

Em 2012 compartilhe documentos “secretos” com clientes-chaves, formente uma comunidade fechada com a participação de clientes estratégicos, permita a livre expressão de feedbacks positivos e negativos sobre a sua empresa, deixe os seus clientes participarem do processo de decisão de inclusão de novos produtos e serviços.

Em 2012 transforme os funcionários da empresa em blogueiros, twiteiros, videomakers e ombudsman, mas ACIMA DE TUDO, crie situações transparentes onde os funcionários podem compartilhar livremente todas as suas idéias sobre o desenvolvimento da empresa.

Em 2012 use as redes sociais e a web para te ajudar a definir o que é a sua empresa, quais produtos você deve vender, quais serviços você deve oferecer.

Marketing é muito importante para ficar restrito apenas a um departamento da empresa.

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